17 Passos Para Uma Vida Frugal (O 16º é incrível)

Dando Início a Uma Vida Frugal

Se você resolveu dar uma chance a vida frugal, provavelmente está se perguntando como ela funciona e qual será o resultado na sua vida. A vida frugal significa sujeitar-se a viver de privação, para você economizar apenas alguns centavos aqui e ali?

De modo algum.

A vida frugal não é sobre sacrifício e privação; Trata-se de viver de forma mais inteligente, para que você possa se dar ao luxo de viver a vida que você quer viver – a vida que você sonha em viver.

Pronto para descobrir o que a vida frugal realmente implica? Leia e descubra.

Vida Frugal Significa Um Melhor Gerenciamento de Dinheiro

Quando você sabe quanto dinheiro tem no banco e de quanto você precisa para pagar suas contas mensais, você pode começar a tomar melhores decisões sobre como seu dinheiro é gasto.

Você pode se dar ao luxo de comprar um novo par de sapatos? É este o momento certo para comprar um carro novo? Pense em um orçamento frugal e você saberá o que pode pagar, e mais importante, o que não pode.

Você também vai saber qual é sua situação atual com suas dívidas, metas de poupança, e investimentos – um passo fundamental para tomar conta do seu dinheiro e fazê-lo funcionar para você.

Vida Frugal Significa Gastos Mais Inteligentes

É esticando seu dinheiro ao máximo. É aprendendo como conseguir o melhor negócio em tudo que você compra – lojas em promoção, vendas na internet, móveis em liquidação e permutas, até que você encontre o que quer por um preço que possa pagar.

É também saber quando não fazer compras – segurando-se para não fazer uma compra que não se encaixa no seu orçamento, e pacientemente esperando por uma promoção que abaixe o valor do item.

Quando você adota os hábitos de um cliente frugal, você está em total controle de seus gastos.

Vida Frugal Significa se Aproveitar de Sua Criatividade

Trata-se de encontrar maneiras de se fazer com o que você tem, e aprender a fazer mais por si mesmo.

Você paga alguém para trocar seu óleo, ou faz isso sozinho? Costura um pequeno rasgo em seu jeans ou compra calças novas? Compra sacos de lixo ou reutiliza seus sacos de supermercado de plástico?

Cada dia apresenta novas oportunidades de reutilização, reuso e criação, e é a pessoa frugal que reconhece essas oportunidades, as aprende e as transforma em economias.

Por que Viver Frugalmente?

Ok, então, a vida frugal é sobre melhor gestão de dinheiro, compras de promoções e criatividade, mas o que tudo isso soma? Essas três coisas podem realmente resultar em uma vida melhor? Absolutamente.

A vida frugal desbloqueia um mundo de possibilidades. Quer pagar todas as suas dívidas? Financiar a educação do seu filho? Aproveitar a segurança de uma conta bancária gorda? Viajar pelo mundo? Aposentar-se cedo?

Você pode fazer isso acontecer. A vida frugal é sobre determinar o que você quer tirar da vida, e encontrar uma maneira de fazer isso acontecer.

Alguns reais salvos aqui, e outros reais investidos lá parece traduzir uma vida de privações? Não, porque se traduz em uma vida de possibilidades.

Decida o que você quer tirar da vida; e em seguida, use a frugalidade para fazer isso acontecer.

Como Começar a Viver Frugalmente

Está ponto para mergulhar na vida frugal, para que você possa finalmente viver de acordo com os próprios termos? Aqui estão algumas maneiras simples de começar.

Tenha Um Orçamento Doméstico

 

E não um daqueles orçamentos em que você remove toda a diversão da sua vida, o que você provavelmente está acostumado. Este deve centrar-se em fazer sua vida melhor.

Comece colocando seus objetivos no papel (eles não parecerão reais até que você faça isso). Em seguida, elimine quaisquer despesas não essenciais que não estão movendo você para mais perto de alcançar seus objetivos.

Uma vez que você tiver feito isso, procure maneiras de cortar suas despesas restantes. Cada real que você livra de ser gasto é um que entra nas suas metas a serem alcançadas. 

Peça Amostras Grátis

Amostras grátis são ótimas; e elas também acontecem de ser uma ótima maneira de esticar seu orçamento. Inscreva-se para inúmeras delas na internet, e comece a encher sua caixa de correios com outras coisas além de contas.

Mas a diversão não para por aí, você também pode usa-las para desfrutar de refeições grátis fora, ir em festas de aniversário e até mesmo marcar férias gratuitas (isso mesmo!).

Aproveite a Biblioteca Local

Use seu cartão da biblioteca para reduzir custos com entretenimento. Muitas bibliotecas agora permitem que você confira e-books, livros de áudio digital, revistas, videogames e hot spots móveis.

Você pode até ser capaz de transmitir vídeos e baixar livros no conforto de sua casa. Familiarize-se com as ofertas, e em seguida, aproveite ao máximo seu cartão de biblioteca.

Cupons

Usar cupons de recorte não é tão comum no Brasil, mas há inúmeros sites e aplicativos que disponibilizam cupons de desconto para seus usuários.

Basta passar cinco minutos buscando cupons antes de ir fazer compras em um site e você pode facilmente cortar sua conta em 25% ou mais. Há muitos blogs para ajudar a encontrar as melhores ofertas. 

No Brasil, sites como groupon, cuponomia, cuponeria  entre outros, oferecem descontos nas melhores lojas online e físicas, restaurantes, cinemas etc. Esses descontos podem variar de 5 a até 50% em produtos e servilços.

Faça Você Mesmo Seu Caminho Para a Poupança

Desafie-se a fazer mais das coisas que você está acostumado a comprar, e fazer com o que você tem, em vez de comprar coisas novas.

Sempre que você ficar sem algo, veja se consegue pensar em uma alternativa que não seja correr para a loja para comprar mais.

Depois de um tempo, se tornará um hábito, e você terá todo um arsenal de coisas feitas por você mesmo para se orgulhar.

Coma Fora Com Menos Frequência

Comer fora é divertido, mas muito mais caro do que comer em casa. Desafie-se a comer em casa mais frequentemente e veja sua conta bancária crescer.

Então, encontre maneiras de minimizar o custo de comer fora quando você decidir cuidar de si.

O palestrante de educação financeira, Junior Portare, criador deste blog, costuma comentar em suas palestras e workshops de finanças uma coisa prática:

Preparar uma boa refeição para o casal ou para os amigos, não só é mais barato como aproxima mais as pessoas.

Faça Seus Próprios Produtos de Limpeza

Produtos de limpeza caseiros funcionam da mesma forma que os produtos comprados, e custando uma fração do preço.

Estoque alguns agentes de limpeza básicos como o vinagre e o bicarbonato de sódio; e você estará pronto para qualquer tarefa de limpeza que aparecer em seu caminho.

Cuide do Seu Meio de Transporte

Possuir um veículo é uma grande despesa. Certifique-se de que você está mantendo toda a manutenção programada, para que não se transforme em uma despesa ainda maior. Se você não sabe como trabalhar em seu carro sozinho, procure um mecânico que você confia para fazê-lo.

Lave Com Água Fria

Para quem usa aquecedor de água para lavar louças e roupas, esta dica é muito importante. Diminua drasticamente sua conta de energia desligando o aquecedor de água, a limpeza continuará sendo eficiente, independente da temperatura da água.

Assuma o Comando da Sua Saúde

Tenha uma alimentação saudável e faça exercícios físicos em abundância, assim você não vai pagar grandes contas médicas mais tarde.

E nunca deixe de fazer uma visita ao médico ou ao dentista porque você acha que não pode pagar. As despesas médicas não são tão inflexíveis como você pode pensar.

Diminua Suas Contas de Serviço Público

Baixar o preço de contas de água, gás e energia é complicado, mas definitivamente está no seu poder.

Verifique se você está recebendo o melhor preço possível a se pagar.

Então, procure maneiras de cortar ou diminuir seu uso, porque assim você economiza ainda mais.

Saiba como fazer isso em detalhes, visitando o site da sua companhia elétrica, de gás ou água como por exemplo, a Comgás, AES Enel, CPFL e Bandeirantes além da Sabesp no Estado de São Paulo.

Economize Até em Datas Festivas

Muitas pessoa perdem a cabeça quando se trata de comprar presentes de aniversários ou feriados.

Não deixe que isso desfaça todo seu trabalho árduo. Aplique a mesma ideia frugal que você aplica em todo o resto às celebrações, e você com certeza estará mais feliz para a ocasião.

Você vive uma vida frugal? Conhece alguém que já adquiriu essa prática? Que tal começar agora e sentir sua conta bancária crescer cada vez mais?

Fonte: https://www.thebalance.com/

Aprenda a Negociar e Quitar Dívidas Com Bancos. E-book Grátis.