5 Razões Para Viver Uma Vida Frugal

Existe um estilo de vida chamado de frugal. Isso mesmo, essa palavra esquisita e ainda pouco conhecida (frugal) no Brasil, significa um modelo de estilo de vida onde você consome basicamente o que precisa para viver e isso não significa que tenha que trocar a marca do óleo de cozinha ou do xampu, por outras mais baratas e sim, viver bem consumindo menos.

Na prática, ser frugal é viver bem, mas sem exageros e utilizar os “excedentes” para se divertir. A palavra frugal vem de fruta!

frugalNuma sociedade onde o status, alguém sugerir um modo de vida que não o valoriza é temeroso, afinal, a pessoa pode aparentar para os outros, a falta dele (o status, que medo!!!! o que pensarão a meu respeito?!).

A frugalidade é a qualidade de ser frugal, poupador, econômico, prudente ou econômico no uso dos recursos de consumo, como alimentos, tempo ou dinheiro, e evitando desperdício, esbanjamento ou extravagância. Wikipédia

Infelizmente, ser frugal, pode tornar-se inviável para muita gente dependente de status. Ninguém quer aparentar “ter” ou “ser” menos do que tem (ou aparenta ser/ter).

Ser frugal implica ganhos durante toda a vida sem deixar contudo, de vivê-la intensamente.

As vantagens desse modelo de vida são muitas, dentre as quais quero dividir 5 com você:

1. Ser frugal pode tornar você rico. Isso mesmo! Nos anos de 2007 e 2008 fiz uma pesquisa com 52 brasileiros que tem mais de R$ 1 milhão em dinheiro e quase oitenta por cento deles (e delas) me disseram levar um estilo de vida “econômico” e isso foi a principal razão que os tornou milionários.

2. Você se divertirá mais. Sobrará mais dinheiro para diversão se você tiver um propósito. Quero dizer, não adianta ser frugal apenas por ser, você tem que ter um motivo para economizar e disciplina para guardar, até atingir seus objetivos.

3. Garantirá uma melhor aposentadoria. A maioria dos brasileiros em idade de aposentadoria vive em apuros, dependendo de parentes, caridade e INSS. Apenas, 1% destes, tem uma vida independente. Levar uma vida frugal, pode colocar você na estatística dos 1%.

4. Será mais disciplinado. Quem tem um propósito para viver frugalmente, como um sonho de consumo ou de aposentadoria, por exemplo, e vive para alcançá-lo, é automaticamente, mais disciplinado que a maioria.

5. Viver frugalmente o manterá longe de dívidas. Você só gastará o que precisa.
Em maio de 2011, as dívidas dos brasileiros aumentaram 8% em ralação a abril deste mesmo ano. Caminhamos para uma avalanche de dívidas motivadas pela fartura de crédito dos últimos anos e do excesso de propaganda.

Se este texto faz sentido para você, compartilhe-o! Ajude a divulgar a causa.

Acompanhe as dicas sobre como economizar dinheiro, assinando nossa newsletter.

Um abraço em você e muito sucesso.

As notícias e dicas sobre finanças pessoais contidas nesse blog, são fruto das pesquisas de Junior Portare palestrante de finanças, motivação, vendas e qualidade de vida e tem o objetivo de esclarecer acerca do bom uso do dinheiro.
Portare é palestrante, professor de cursos de pós-gradução e empresário. Autor do best-seller “Dinheiro dá em Árvore”.

Professor Portare

Sou daqueles que gosto de gastar menos do que ganho. E você? :-) Consigo viver bem sem gastar tanto e por isso, divido nesse blog e em minhas palestras e treinamentos de finanças pessoais, uma maneira eficaz de sair do vermelho e levar uma vida prazerosa. Sou professor da FGV - Fundação Getúlio Vargas e autor do best-seller: "Dinheiro dá em Árvore". Falo para umas 12.000 pessoas por ano em empresas de todo o Brasil, universidades, igrejas, associações etc.

Website: http://www.palestradepalestrante.com.br