5 Razões Para Você Investir Em Pequenos Imóveis Para Alugar

Existem muitas razões para que você considere como opção de investimento, ter um ou mais imóveis para locação e de preferência, que sejam de 1 ou 2 dormitórios. Quero dividir com você, 5 dessas boas razões. Vejamos.

investir-imoveisQuem já assistiu à uma de minhas palestras sobre finanças, sabe que sou fã incondicional dos pequenos imóveis para locação residencial  ou comercial e recomendo com entusiasmo esta modalidade de investimento.

O que me levou a escrever este artigo, exatamente na data de hoje, foi a notícia de que o índice de vancância (imóveis desocupados vs. imóveis locados) é o menor em 10 anos, em São Paulo, segundo o Estadão.  Minhas expectativas se confirmaram. Trata-se de um excelente investimento. Ainda que você seja fã da bolsa ou outras modalidades com mais ou menos riscos.

Vamos lá:

VOCÊ NUNCA PERDE DINHEIRO
Imóvel é o tipo de bem com o qual você sempre ganha dinheiro. Nossos avós ganharam, nossos pais ganharam e você e eu, seguramente, ganharemos.
E isso deve ocorrer por muitas gerações ainda, pois a carência de unidades habitacionais é de milhões. Nem o governo nem a iniciativa privada, tem dinheiro para produzir tantos imóveis, pelo menos, nas próximas décadas, não.

ESTE É E CONTINUARÁ SENDO UM PRODUTO EM ESCASSEZ
E por isso não desvalorizará tão cedo. Uma parte dos especialistas dizem que os preços podem até se estabilizar, mas não cairão, pelo menos por enquanto. Outra parte, afirma que o preço continuará subindo.
Muitos motivos garantem o preço alto tanto para compra quanto para locação de imóveis:

– Jovens se tornam adultos e querem sair da casa dos pais, morar sozinhos;
– Casais se separam e se faz necessário um novo imóvel na maioria dos casos (tem gente que se separa e continua morando junto, separe-se no papel apenas);
– Casais se formam e precisam de um lugar para viver;
– Terrenos estão ficando escassos;
– A oferta de crédito para compra do imóvel melhorou, mas falta muito, para ser o suficiente;
– O alto preço do metro quadrado, inviabiliza a compra e favorece a locação.

Essa escassez, numa economia normal, o produto não baixa de preço e tem demanda. Você hoje, não fica com um imóvel desocupado por muito tempo, o que era o temor dos investidores, há alguns anos. Invista neles!

É SÓLIDO
Diferentemente do dinheiro num banco, um presidente da república, não bloqueia seu imóvel. Também sou favorável a tese de que o vento não leva, o ladrão não furta e o fogo não queima (quase nunca – se for de madeira, há mais perigo).

*DÁ MAIS DE 1%
Logicamente, dependendo do local e tratando-se de uma nova locação.
Estive no final de 2011, em Paranaguá no PR e lá conheci um bom modelo de kitnet. Uma unidade com 33m2 aproximadamente, dando 1.5% de resultado, já descontada a comissão da imobiliária.
Se você se especializar nesse nicho, pode conseguir até mais, que os 1.5% acima.
Isso é mais que a poupança ou renda fixa.

SERVE PARA FAZER MAIS DINHEIRO
O fato de você possuir escrituras em seu nome, facilita e muito, a obtenção de empréstimos (claro, se for dos bons, empréstimos saudáveis, para fazer mais dinheiro) em banco, para o caso de oportunidades e empreendimentos e até mesmo, utilizar como garantia, para comprar ou construir, mais imóveis. A coisa é fantástica, vira uma roda de fazer dinheiro.

Claro que existem os contras e o que mais pesa é o fato de você mobilizar seu capital e perder oportunidades. A possível inadimplência hoje não é tão desestimulante pois a retomada do imóvel ocorre muito rapidamente nos dias atuais.

Mas minha empolgação com essa modalidade, se dá pelo fato de que o risco é mínimo e você garante, não apenas o seu futuro, mas como raramente se perde dinheiro em imóveis, garante também, o futuro de seus filhos, de outras gerações.

Fontes: Site Mais Dinheiro Mais Vida, Estadão

AS NOTÍCIAS E DICAS SOBRE FINANÇAS PESSOAIS CONTIDAS NESSE BLOG, SÃO FRUTO DAS PESQUISAS DE JUNIOR PORTARE PALESTRANTE DE FINANÇAS, MOTIVAÇÃO, VENDAS E QUALIDADE DE VIDA E TEM O OBJETIVO DE ESCLARECER ACERCA DO BOM USO DO DINHEIRO E DA CONSTRUÇÃO DE RIQUEZA PARA PESSOAS E EMPRESAS.

PORTARE É PALESTRANTE, PROFESSOR DE CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO E VENDEDOR. AUTOR DO BEST-SELLER“DINHEIRO DÁ EM ÁRVORE”.

Possui Dívidas Bancárias? Aprenda Como Quitá-las. Baixe E-book Grátis

  • Mauro Frare

    muito interessante este site com informações atualizadas e que podemos aproveitar para nosso dia a dia e também para alguns planejamentos e melhorar nosso conhecimento.
    Quero receber mais informações e novidades financeiras, por isso, já me cadastrei.
    Obrigado.
    Mauro

  • Olá Mauro!
    OBrigado mesmo.
    Jr

  • Paulo Henrique

    Muito bom o site, já salvei em meus favoritos!

    Parabéns!

  • Renan Amorim

    Moro em uma comunidade no RJ. É lucrativo comprar casas aqui e alugá-las?

  • Oi Renan,
    Tudo bem meu caro?
    Interessantíssima sua pergunta.
    Comprar o imóvel pronto, apesar de te poupar todo o transtorno de construir, não é, na nossa opinião, o melhor dos mundos.
    O ideal, é a compra do terreno e a construção pois você faz do seu jeito e pode otimizar a construção. Além, de a obra ficar mais barata.
    Ainda em nossa opinião, você deve tentar aproveitar ao máximo dividindo a construção em váRIAS unidades pequenas e alugar para casais sem
    filhos ou solteiros. Se der mais que a poupança. Creio que deve insvestir. Pois só a valorização do imóvel já compensará qualquer investimento.

    Espero ter ajudado.
    Abraços
    JR Portare

  • João Paulo

    Oi, estou pensando em investir em imóveis desse padrão, tipo barracão!
    Só que o dinheiro que tenho, é de alguns alqueires de terra que tenho, e como não estou satisfeito com o valor do aluguel das terras, que é de 1300 por mês, estou pensando em vender para comprar um terreno e fazer barracões, do estilo desse da foto, consigo nas terras cerca de 500 mil.
    Vendendo e investindo o dinheiro nesse ramo imobiliário é uma boa escolha?
    qualquer coisa me mande a resposta por e-mail, ficaria muito grato.
    jp_esmigol@hotmail.com

  • Pingback: 5 Razões para você investir em pequenos imóveis para alugar. | Arditto – Corretor de Imóveis()

  • Olá pessoal, muito obrigado pela participação! Um abraço em todos.

  • Rayane

    Boa noite! Muita gente fala que estamos vivendo uma bolha imobiliaria e que os preços tendem a diminuir. Você acredita nisso? Um conjugado de R$ 30 mil com aluguel de R$ 350 é um bom investimento?

  • Olá Rayane, muito obrigado por seu comentário. Sim, creio que os preços estão altos demais para a capacidade de pagamento dos brasileiros e por isso, não deve subir tanto de agora, por diante. e sim, o rendimento que voce menciona eh bem interessante. Vale a pena.
    Abracao e sucesso para ti.

  • Jony Cristovam de Santana

    Muito bom!

  • Olá Jony, muito obrigado pelo carinho do comentário.
    Um abraço e muito $ucesso!
    Jr Portare

  • Junior achei o artigo bem interessante, queria pedir sua permissão para divulgar o mesmo post em meu blog, citando a fonte. meu blog é Mercado Aquecido

  • Mais Dinheiro

    Olá Junior, muito obrigado pela confiança! E parabéns pelo seu blog. Fantástico.
    Sim será um prazer que publique. Te mandei um e-mail pedindo uma recíproca e principalmente,
    te mandando umas dicas, sobre como o Google te ajudar com esse artigo. Caso não apareça o e-mail, cheque a caixa de spam, ok?
    Abraços, $ucesso!
    JR

  • Bruna

    Olá Portare, comprei uma casa de 100 mil e transformei em 2 salões, aluguei por 500 e outro por 600 , ficando com um valor de 1.100 por mês o aluguel. Vc acha que aluguei por um preço bom, ou está barato?

  • Thamy Silvia

    Achei, muito boas as razões.

    E gostei do toque de 1 e 2 dormitórios.

  • Mp

    Parabens e obrigado pelo artigo … ele faz parte da minha história.
    Estou nessa estrategia desde 2007, quando adquiri com um socio, de extrema confiança, meu primeiro terreno com 4 casinhas (quarto e cozinha) pela bagatela de 75 mil (35 por socio). Apartir daí, após o tempo de recuperação do investimento e o crescimento da renda, dei entrada sozinho em um segundo imovel que apesar de velho e acabado, tinha um bom espaço no terreno (7×30) o que favorecia a estrategia. Feito isso, fui arrumando e dividindo a casa em pequenas casinhas que hoje se pagam sozinhas e ainda rendem “um a mais” no bolso. O projeto final são 6 casinhas no mesmo terreno, 3 em cima e 3 embaixo, se Deus permitir um dia eu chego lá.
    Na minha opnião, agente sempre acha que o terreno esta muito caro, mas ele geralmente se valoriza. A maior dificuldade esta no inicio do empreendimento, por isso fica a dica do socio (confiança). Pequenos cursinhos de eletrica, hidraulica, piso e azulejos, gesso, pintura, grafiato e outros ajudam muito no orçamento e na valorização do seu patrimonio.
    Quem tiver a oprtunidade de entrar nesse negocio, não como principal fonte de renda, mas sempre como um complemento. Não pense, ENTRE.

  • michele sangiacomo

    gostaria de saber sobre o projeto deste apartamento em Paranagua,quais as medidas e a localização

  • Diogo

    Eu tive a idéia de criar um site que mostra o tempo em que os imóveis ficam desocupados nas imobiliárias. Pensei que isso ajudaria as pessoas a usar este
    argumento na negociação de aluguel/compra de imóveis.
    Se puder conferir, o site é http://www.compararimoveis.com.br.

  • montenegro

    Boa noite, bem interessante, acredito que é um bom investimento. Pode passar mais informações?

  • Marcos ferreira

    Há sete anos comecei a investir em kitinetes para locação. Moro no Rio de Janeiro e a a procura por imóveis pequenos é enorme, pra ter uma ideia, se ponho um anuncio, tenho que desligar o telefone que não para de tocar, tenho inclusive lista de espera. Atualmente tenho 25, eu mesmo administro. Quem desejar dicas entre em contato será um prazer orientar. e mail marcos_sim@ig.com.br.

  • HOFFMANN

    QUER INVESTIR, SOU DO RAMO, SOU HONESTO, SOU DE ASSIS SP 18 998134173, E VC GANHARÁ MUITO MAIS DO QUE QUALQUER INVESTIMENTO DE BANCO