Agiota: O Que é e Como Funciona

agiota Sabe o que é a agiotagem? Sabe como funciona? A palavra agiota vem do italiano e quer dizer aumentar. Esse tipo de atividade comercial ilegal visa obtenção de lucros exagerados de forma irregular, por meio de taxas de juros abusivas, impraticáveis pelo mercado legal de empréstimos.

Pelo simples fato do Banco Central não autorizar a agiotagem, os agiotas agem dentro do mercado negro comercial. Com isso, essa prática no Brasil é crime determinado pela Constituição Federal de 1988.

Como funciona a taxa de juros?

Há um sistema financeiro que regula a cobrança de juros, para que ninguém cobre índices impagáveis que pudessem favorecer o credor e prejudicar quem recorresse às empresas detentoras de crédito.

A imposição de limitações para a fixação de taxa ocorre com base nas limitações estabelecidas pela Constituição Federal. Com isso, pelo regulamento em vigor as taxas devem ser fiscalizadas pelo Banco Central, acarretando em crime de usura, que é quando as taxas de juros ultrapassam o valor máximo para quem não cumprir a lei.

Os tipos de pessoas mais comuns sujeitas a esse tipo de prática irregular são:

  • Desesperados por dinheiro
  • Pessoas afoitas
  • Consumidores compulsivos.

Como funciona a agiotagem?

Em comparação com o mercado financeiro formal, a princípio não é questão burocrática a ser superada, como ocorre na aquisição de crédito através das empresas financeiras regulares. Desse modo, não é preciso comprovar renda nem consulta ao crédito é realizada.

Há casos em que fica firmado apenas um acordo verbal. O que faz com que a situação fique estremecida são as garantias exigidas, que podem variar indo desde a simples obtenção de nomes e telefones como referências, chegando até aos bens materiais, tais como:

  • Joias
  • Automóveis
  • Imóveis.

Prática de extorsão

Quando a situação chega nesse nível, é porque o endividamento se tornou descontrolado. O agiota passa a agir por meio da força. Desse modo, é muito comum que as seguintes ações possam fazer parte da vida do endividado, tais como:

  • Intimidações
  • Ameaças
  • Ardil.

Há situações em que até mesmo a vida não apenas de quem tomou o empréstimo, como também  a de seus familiares corram sérios riscos.

Evite os agiotas

Não importa qual seja o resultado final. Quem sai perdendo é sempre aquele que recorreu ao agiota, pois mesmo que a dívida seja paga, sem que ações violentas tenham sido realizadas, o dinheiro dispendido para zerar a dívida é extremamente elevado, nos casos menos graves, porém de grande perda financeira.

É sempre bom lembrar que a dívida com o agiota, também te leva para o Serasa caso você a pague em dia.  É uma dívida como qualquer outra.

Como evitar o agiota

O planejamento é a melhor solução para evitar o agiota e as dividas descontroladas. Caso seja inevitável o empréstimo de dinheiro, é importante que sejam realizadas pesquisas a fim de escolher os melhores meios para não se enrolar mais.

E você, já teve alguma experiência com agiotas?  então compartilhe sua experiência comigo e com todos os nossos 71.417 leitores.  

Curta e compartilhe por aí, você vai estar ajudando pessoas que lidam com o tal agiota    😀

Você Tem Dívidas Com Bancos? Aprenda a Negociar. Baixe E-book Grátis