As Dívidas Caducam Ou Voltam Depois de 5 Anos?

As Dívidas caducam ou voltam depois de 5 anos? Essa é uma das perguntas que mais recebo e neste breve texto vou te esclarecer o que acontece com as dívidas antes e depois de elas caducarem.

1.CADUCIDADE: DÍVIDA CADUCADA. O QUE É ISSO?

Caducar significa que o credor perde o direito de cobrar aquela dívida ou seja, ele tem que retirar a restrição do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito como Serasa ou SPC mas isso não significa que a dívida não exista mais e sim, que seu nome não pode mais permanecer sujo por conta daquela dívida.

 

2. AS DÍVIDAS CADUCAM OU VOLTAM DEPOIS DE 5 ANOS?

Depois de 5 anos que o credor negativou o nome do cliente endividado e não conseguiu receber, ele é obrigado a retirar a dívida, a restrição ao nome do devedor, dos órgãos de proteção ao crédito.

Aquela dívida não mais aparecerá nas consultas ao nome do devedor. Então não importa de fato se as dívidas caducam ou voltam depois de 5 anos. Elas desaparecem das consultas ao SPC e Serasa mas continuam na sua “ficha” por assim dizer.

 

3. DEPOIS DE BAIXADA A RESTRIÇÃO EU VOLTO A TER CRÉDITO?

Sim e não.  Deixa eu te explicar em detalhes isso, mas antes é preciso que eu te diga que a cada dia está ficando mais difícil o devedor que teve dívidas caducadas conseguir crédito normalmente porque as empresas estão comprando outras empresas. Os bancos estão comprando outros bancos.  E assim por diante.

LOJAS DE DEPARTAMENTOS

Lojas querem continuar vendendo para quem pagar. Neste caso, vale a pena você negociar suas dívidas com eles porque geralmente concedem condições especiais e são muito receptivos a bons acordos. Aprenda aqui como negociar e quitar dívidas com descontos enormes.

BANCOS

Provavelmente não conseguirá mais crédito naquele banco. E se este banco for comprado por outro, neste outro você também não terá crédito.

FINANCEIRAS

Vale a mesma regra dos bancos. Geralmente, financeira e bancos são menos flexíveis que lojas de departamentos.

CARTÃO DE CRÉDITO

Em tese, seguem uma linha parecida com a dos bancos, mas temos casos de alunos do Projeto Dívida Zero que conseguem cartão de crédito mesmo tendo tido dívidas naquele banco ou bandeira do cartão. Porém, da mesma maneira que no caso dos bancos, são exceções.

 

4. AS DÍVIDAS PODEM NÃO CADUCAR?

Dependendo de como o credor lhe concedeu crédito, podem ou não caducar.

DÍVIDAS COMUNS SEM GARANTIA PESSOA FÍSICA

Sim. Elas ainda caducam e eu digo ainda porque existe um grande interesse de empresas, bancos e financeiras em acabar com a caducidade das dívidas e já existe na câmara dos deputados em Brasília alguns projetos de lei em estudo que visam acabar com a caducidade das dívidas.

Ocorre que muita gente utiliza a lei atual com má fé. Enquanto tem o nome limpo, sai por aí comprando, comprando e simplesmente não paga as dívidas e espera por 5 anos até caducarem e repete tudo outra vez.

Caso o credor entre com uma ação contra você, mesmo caducando, você sempre corre o risco de ter algum bem bloqueado, por exemplo.

DÍVIDAS COM GARANTIA DA PESSOA FÍSICA

Neste caso, se o banco protestar você e entrar com uma ação de cobrança a regra é a mesma: a dívida caduca, mas a ação não. O credor pode vir a penhorar e leiloar aquele bem dado em garantia.

 

5. SE EU ROMPER UM ACORDO DE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS?

Péssimo negócio. Só negocie se tiver mesmo condições de honrar o parcelamento. Ocorre que se você parar de pagar, sua dívida volta aos valores anteriores corrigidos ou seja, ele aumenta e o pior, você ficará mais 5 anos negativado.

Mesmo que você já estivesse a 4 anos e 11 meses e 29 dias por exemplo, voltaria a estar negativado por mais 5 anos o que significa que ao todo, você ficaria 10 anos negativado.

 

6. DEPOIS DE 5 ANOS MEU NOME AINDA ESTÁ SUJO. O QUE FAZER?

É muito comum os credores “esquecerem” de baixar seu nome da lista de devedores e isso é relativamente fácil de corrigir caso eles “esqueçam”.

Você pode fazer 3 coisas que com certeza resolve. Tira seu nome do Serasa ou do SPC:

VÁ ATÉ CREDOR OU TELEFONE PARA ELE

Diga que fez uma consulta do seu CPF no Serasa e aparece aquela dívida que caducou. Apenas isso deve resolver.

Aprenda aqui a consultar seu nome, de graça na internet.

PROCURE O PROCON

A segunda coisa a fazer, caso não retirem a negativação do seu nome é ir ao Procon de sua cidade ou da cidade mais próxima e abrir uma reclamação.

Já tive um aluno que passou por isso e fui com ele pessoalmente ao Procon e lá o atendente ligou na hora para o credor. Em uma semana, meu aluno estava com o nome limpo.

 

VÁ AO JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS

Os passos acima são suficientes. Geralmente você resolve já no primeiro passo. Caso você seja uma exceção, então recorra ao Juizado Especial de Pequenas Causas que resolve.

Vá até o de sua cidade ou cidade mais próxima e peça orientação sobre como entrar com uma ação contra o credor. Irão te informar o passo a passo deste tipo de ação que inclusive pode ser sem a assistência de advogados se o valor da dívida for inferior a 20 salários mínimos.

 

COMO NEGOCIAR SUAS DÍVIDAS

E esta é a dica especial deste texto. Se você está sofrendo com o drama das dívidas ou conhece alguém que está, então quero que saiba que criei um curso especial que ensina como negociar os principais tipos de dívidas.

Criei esse curso baseado na minha história de vida que é de uma dívida de quase 200 mil reais e hoje tenho meu nome limpinho e posso realizar todos os meus sonhos financeiros.

>> CLIQUE AQUI E CONHEÇA <<

 

Se gostou. Se o texto foi útil, então compartilhe e ajude seus amigos a prosperarem.

 

Um abração grandão em você e muito mais $ucesso!

Você Tem Dívidas Com Bancos? Aprenda a Negociar. Baixe E-book Grátis