Cartão De Crédito Tem Novas Regras

Cartão de crédito passa a funcionar com novas regras a partir de hoje. O CMN (conselho monetário nacional) fez algumas alterações e dentre elas destaco as mais importantes para todos nós consumidores utilizadores dos cartões:

credit-card

AS TARIFAS FORAM PADRONIZADAS EM DUAS
As tarifas foram padronizadas em duas. Uma básica e outra avançada, digamos assim;

O LIMITE MÍNIMO PARA PAGAMENTO MUDOU
O limite mínimo para pagamento da fatura subiu de 10 para 15% e essa ação visa diminuir o super endividamento das famílias.

VAI MUDAR OUTRA VEZ
E a partir de dezembro, o valor mínimo de pagamento da fatura deve subir de 15 para 20%.

As novas regras começam a valer no dia 1º de junho para os cartões emitidos a partir desta data e, a partir de 1º de junho de 2012, para os plásticos emitidos até 31 de maio de 2011.

Vale lembrar que as “regras comportamentais” não mudaram. Para que você tenha uma vida descomplicada financeiramente e que tenha paz de espírito longe das dívidas, leve sempre em consideração as regras que essas sim, não mudam:

PAGUE A FATURA TODA
Pague sempre a fatura na integralidade. Não caia na tentação de pagar parcial pois isso implica um valor percentual muito grande na próxima fatura.

PARCELE A FATURA
Em algumas bandeiras, hoje, ao receber a fatura, você vai perceber na parte de trás da mesma, há uma opção de parcelamento desta fatura com juros que normalmente são a metade da taxa do cheque especial. Em março de 2015, por exemplo, beira os 6% (seis por cento) no Cartão Itaú Mastercard que é o meu. Mas parcele apenas de caso de extrema necessidade.

PAGUE NO VENCIMENTO
Nunca é tarde para lembrar: pagamento fora do prazo implica perder muito dinheiro. Em tempos de Correios entregando completamente fora do prazo, não espere pela fatura, busque-a no site do cartão (ou do seu banco) pela internet, ligue na central e peça o código de barras mas não caia na tentação de pagar depois do vencimento.

Espero ter contribuído para seu sucesso financeiro. Se gostou, curta e compartilhe…

Utilize com prudência seu cartão 😉

As notícias e dicas sobre finanças pessoais contidas nesse blog, são fruto das pesquisas de Junior Portare palestrante de finanças, motivação, vendas e qualidade de vida e tem o objetivo de esclarecer acerca do bom uso do dinheiro.
Portare é palestrante, professor de cursos de pós-gradução e empresário. Autor do best-seller “Dinheiro dá em Árvore”.

Possui Dívidas Bancárias? Aprenda Como Quitá-las. Baixe E-book Grátis

  • gostaria de fazer o cartao

  • vou fica esperado este cartão.

  • marcia de oliveira santos

    gostaria de fazer o cartao

  • DANIELA

    OI. GOSTARIA DE TER ESTE CARTAO. OBRIGADA.

  • Diego

    gostaria de ter um cartao desse oq devo fazer?