CNH Suspensa: O Que Eu faço?

CNH suspensa é uma realidade para milhões de brasileiros e neste texto, eu vou te contar o passo a passo de como corrigir esta situação e ter de volta sua Carteira de Habilitação o mais breve possível. Vejamos…

Por Que As Multas São Tão Caras no Brasil?

CNH cassada

Para organizar o trânsito em um país com milhões e milhões de carros no Brasil, milhões de motoristas.

Um país com ruas, avenidas e estradas em péssimas condições, existem departamentos de trânsito estaduais e federais que regulamentam tudo isso e criam regras de boa convivência e segurança.

Todas as regras de trânsito juntas, formam o Código Brasileiro de Trânsito.

Porém, infelizmente o brasileiro em sua maioria não respeita o código de trânsito, os órgãos de fiscalização e controle do trânsito multam esses motoristas infratores.

Infrigir regras de trânsito pode trazer graves consequências ao condutor: multas, apreensão do veículo, acúmulo de pontos na Carteira ou ter a CNH suspensa, são exemplos das punições possíveis.

Apesar das punições existentes, infelizmente os motoristas seguem transgredindo as regras e então os órgãos de trânsito aumentam mais e mais os valores das multas.

A expectativa é que os valores altos destas multas façam o motorista sentir doer no bolso, já que não sente doer na consciência.

.

Com Quantos Pontos a CNH É Suspensa?

A pontuação na carteira varia de acordo com a gravidade da multa que você toma. Elas são divididas em 4 faixas: leve (três pontos), média (quatro pontos), grave (cinco pontos) e gravíssima (sete pontos).

Saiba mais sobre a pontuação na carteira, lendo este outro artigo. >> LEIA  AQUI <<

A infração de trânsito pode ser punida (caso você seja flagrado) com multa. Você pode ter o carro apreendido (e aí o prejuízo é ainda maior que uma simples multa) e em alguns casos você pode perder a sua CNH.

A cada 20 pontos ou mais, acumulados na sua carteira de motorista por um período de 12 meses, o motorista tem sua carteira de habilitação suspensa.

 .

A CNH Pode Ser Caçada Imediatamente?

É muito importante que você saiba disso: algumas infrações gravíssimas podem causar a suspensão imediata da CNH.

Trata-se de infrações como dirigir bêbado, ultrapassar o limite de velocidade permitida em 50% ou mais.

Tentar escapar de uma blitz da polícia ou ainda participar de racha em via pública também fará com que o motorista tenha sua carteira de habilitação ser suspensa imediatamente.

 .

Quanto Tempo Dura a Suspensão da CNH?

O tempo de suspensão da Carteira de Habilitação vai depender do tipo de infração cometida pelo motorista.

Se o motorista é flagrado dirigindo bêbado por exemplo, tem a CNH suspensa e recolhida já no momento da ocorrência e não poderá conduzir veículos a motor pelo prazo de 12 meses.

Por outro lado, se o motorista perde a carteira porque atingiu os 20 pontos por infrações, é avisado pelos Correios da suspensão de sua Carteira de Habilitação.

E neste caso o motorista pode continuar dirigindo e ainda, pode impetrar recurso administrativo contestando a suspensão de sua carteira.

O motorista dispõe de um mês para realizar a defesa através do recurso administrativo no Detran.

Depois de dar entrada no recurso, o Detran irá analisar e julgar o caso e se o motorista for “condenado” pelas infrações, você terá CNH suspensa e deve ser apreendida.

O período de suspensão do documento em casos como esse, pode ser de 1 até 12 meses conforme a gravidade das infrações cometidas por ele.

.

O Que Acontece Com Quem Dirige Com a CNH Suspensa?

Caso o condutor seja flagrado dirigindo com a Carteira suspensa, ele será penalizado com a cassação de sua Carteira de Habilitação por 2 anos.

.

E Quando A CNH É Suspensa Pela Segunda Vez?

Se o motorista foi punido com a suspensão da carteira e antes de completar 12 meses da dessa punição a penalidade será ainda maior: entre 6 e 2 anos.

 .

Como Recuperar a Habilitação Suspensa?

É necessário cumprir um período de afastamento para que o motorista possa recuperar sua CNH suspensa e após este período, deve participar de um curso de reciclagem de 30 horas e a seguir, realizar uma prova teórica.

Este curso de reciclagem pode ser feito de maneira presencial ou ainda via online.

O curso é elaborado com temas importantes para o motorista como: leis de transito, direção defensiva e também primeiros socorros. E a prova, diferentemente do curso, não pode ser online e sim, presencialmente.

E uma vez aprovado, o motorista receberá um certificado de conclusão que deve ser apresentado ao Detran, logo após o final do tempo de suspensão.

Espero que tenha sido útil para você e se foi, compartilhe em suas redes sociais porque neste momento, vários amigos seus, estão perdendo a CNH por conta dos pontos advindos de multas.

Um abraço grandão em você e muito mais $ucesso!

.

Você Tem Dívidas Com Bancos? Aprenda a Negociar. Baixe E-book Grátis