Como Aparar Seu Orçamento

Você está vivendo a vida financeira que sempre quis? Você tem o dinheiro necessário para se sentir seguro, realizar seus sonhos e para ficar longe das dívidas? Se não, é hora de fazer algo para mudar isso. E com isso não queremos dizer que você precisa ganhar mais ou ganhar na loteria, e sim, cortar a parte desnecessária de seu orçamento – redirecionar seu dinheiro para o que realmente importa.

Está pronto para transformar seu orçamento e sua vida? Então vamos começar!

1- Acompanhe Seus Gastos

Você não pode cortar o excesso do seu orçamento se não tiver um orçamento. Portanto, reserve um tempo para organizar ou atualizar seu orçamento familiar. Certifique-se de incluir todos os seus gastos, sem exceções, como o café que você sai para tomar duas vezes na semana, lanches que compra na rua ou refeições que faz no caminho para casa. Você deve ter uma visão completa dos seus hábitos, mesmo que não seja a mais agradável.

Se você não tem certeza de qual é o destino de seu dinheiro no dia-a-dia, o melhor a fazer é acompanhar de perto seus gastos para descobrir.

2- Encontre os Excessos em Seu Orçamento

Agora que seu orçamento já está pronto e atualizado, é hora de encontrar os excessos nele. Leia o que escreveu linha a linha e faça algumas perguntas sobre cada item de seu orçamento. Se você responder essas perguntas honestamente, será bem fácil detectar onde estão seus excessos. Faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Este item é essencial?
  • Isso me faz feliz?
  • Algo mais barato me faria feliz da mesma forma?
  • Esse é o melhor uso do meu dinheiro?
  • Essa despesa me aproxima das minhas metas financeiras?
  • Essa despesa me impede de atingir minhas metas financeiras?

3- Hora de Aparar Seus Excessos

Depois de ter identificado os excessos em seu orçamento, – itens que mais prejudicam do que ajudam – é hora de cortá-los de seu orçamento e de sua vida. Isso pode significar parar de gastar com eles completamente ou substituí-los por algo mais em conta. Por exemplo, ao invés de comprar um café no caminho para o trabalho, faça em casa e leve. Mas lembre-se: a ideia é aparar seu orçamento, não sua diversão.

4- Redirecione Seu Dinheiro

E agora vamos passar para a melhor parte: some a quantia de dinheiro adicionado ao seu orçamento e decida como deseja gastá-lo. Você pode usar esse dinheiro para pagar dívidas, acumular suas economias ou dar início num sonho. Existem muitas possibilidades, mas apenas um objetivo: gastar seu dinheiro nas coisas que realmente são importantes para você. Esse é o segredo da vida frugal para viver como sempre quis.

Encontre mais artigos sobre economia, finanças e educação financeira no site Mais Dinheiro. Mais Vida!, assim se educando cada vez mais.

 

Aprenda a Negociar e Quitar Dívidas Com Bancos. E-book Grátis.