Como Criar Um Orçamento Frugal

Um orçamento bem planejado te ajuda a alcançar seus objetivos, a gastar menos, pagar dívidas e economizar mais. Saiba como criar seu próprio orçamento, enfatizando sua vida frugal com ele. Saiba que você gastará de uma a três horas nessa tarefa, então não perca tempo.

Saiba neste artigo como criar um orçamento frugal, gastar menos, economizar mais e pagar suas dívidas com mais facilidade. Saiba do que você irá precisar para iniciar esse processo:

  • Uma Lista de Suas Contas
  • Contagem de Tudo Que Você Recebe
  • Uma Calculadora
  • Um Lápis ou Caneta
  • Uma Folha

Como Iniciar:

1- Avalie suas despesas mensais:

Faça uma lista de todas as suas despesas mensais regulares, incluindo qualquer dinheiro que seja gasto em diversão, como comer fora, ir ao cinema, passear no shopping, bem como quaisquer pagamentos pequenos que possam ser incluídos em suas dívidas. Você pode usar um formulário para criar seu orçamento se isso for mais fácil para você.

2- Veja o Total de Seus Ganhos:

Calcule a quantidade de dinheiro que você traz para casa, depois de contar os impostos e outras reduções de salário por mês, como o convênio, por exemplo. Inclua também qualquer dinheiro que você recebe de investimentos ou outras formas de renda residual.

3- Subtraia as Despesas dos Ganhos:

Teste a eficácia de seus hábitos de gasto atuais subtraindo suas despesas mensais de seus ganhos. Isso vai te mostrar quanto você pode esperar ter no fim de cada mês.

4- Trabalhe em Seu Orçamento:

Se seu orçamento sempre sai negativo, tente refazê-lo até que seus números batam. Para fazer isso, volte a entender cada despesa e procure formas de cortá-las ou diminuí-las.

5- Redução da Dívida:

Se você tiver dívidas, seu orçamento já deve incluir os pagamentos mínimos delas que você deve fazer por mês. Mas agora, você deve focar em ter o dinheiro para pagar as dívidas. Olhe para seus números novamente e determine qual área dos seus gastos você está disposto a sacrificar para sair de suas dívidas.

6- Economias e Investimentos:

Coloque o dinheiro em prática no orçamento para alcançar seus objetivos. Quer ter uma graninha para emergências? Uma poupança para as férias? Faça uma lista do que você quer alcançar, para em seguida examinar novamente seu orçamento, isso para encontrar o dinheiro necessário para cumprir sua meta. Se você estiver muito endividado, deve pular esse passo por um tempo, e está tudo bem em fazer isso porque a redução das dívidas sempre é a prioridade.

7- Coloque Seu Orçamento a Trabalho:

Uma vez que você criou um orçamento que abrange todas as suas despesas mensais e metas financeiras, é hora de colocá-lo em teste. Tente viver dentro de seu orçamento por um tempo e veja como se sente e se ele realmente funciona.

8- Avalie Seu Orçamento:

Ao final de cada mês, repasse todos os seus gastos e veja se eles correspondem com o seu orçamento. Se não, determine se você precisa ser mais firme em manter sua meta de gastos ou se precisa retrabalhar seu orçamento para refletir seus gastos reais.

9- Avalie Sempre:

O orçamento frugal nunca é finalizado, por isso, continue a observar seu orçamento e corrigir áreas de gastos excessivos. Em seguida, tente bater os números novamente até que estejam totalmente corretos e você esteja feliz com o resultado.

Outras Dicas:

1- Seja honesto em relação a seus hábitos de gastos para que você acabe com um orçamento mais realista.

2- Não deixe de se divertir – ter um orçamento não significa privação total.

3- Não tenha medo de mudar seu orçamento – um bom orçamento está sempre evoluindo.

Viver Frugalmente

E é claro que para ter um orçamento frugal, é necessário viver uma vida frugal. A vida frugal se baseia em controlar e gerenciar melhor os gastos, ou seja, economizar o máximo possível e sempre que possível.

Como diz o palestrante de Educação Financeira Junior Portare, cozinhar junto com seus amigos pode ser muito mais divertido do que sair para comer fora, e é claro, muito mais barato. Ele também nos lembra de sempre sair de casa alimentados, não só para não gastar em cafés ou restaurantes, mas também porque o vazio que sentimos no estômago tende a ser preenchido com compras.

Você pode saber mais sobre a vida frugal, seus mitos e suas vantagens no artigo publicado aqui no Mais Dinheiro. Mais Vida!

Texto original disponível em: https://www.thebalance.com

 

Aprenda a Negociar e Quitar Dívidas Com Bancos. E-book Grátis.