Como Não Pagar A Mesma Conta Duas Vezes – Parte II de II

Ser cobrado duas vezes, por uma conta que já pagou e ter que pagá-la outra vez  por não apresentar  o recibo de pagamento,  é algo deprimente e apenas quem já passou por isso, conhece o drama.

contas-a-pagar

Confira a parte I  deste artigo.


No artigo anterior, comentei sobre o tempo que você deve manter a guarda de recibos e contratos relativos aos serviços (como água, luz, internet, etc) e nesta parte II, vamos discutir sobre como não ter dores de cabeça com relação as notas fiscais de produtos considerados, bens duráveis, como uma geladeira, máquina de lavar ou fogão.

ELAS DEVEM SER GUARDADAS DURANTE TODA VIDA ÚTIL DOS APARELHOS

Mesmo após o término da garantia, notas fiscais de produtos como geladeiras, fogões, automóveis, móveis, eletrônicos, etc., devem ser guardadas pois podem aparecer vícios ocultos que são previstos e amparados, ao consumidor, pelo código de defesa do consumidor.

Contratos
Eles devem ser guardados até que o fim do vínculo entre as partes citadas neles sejam desfeitas e no caso de financiamentos, até que todas as parcelas tenham sido pagas e o bem, não esteja mais alienado.

Confira a parte I  deste artigo.

 

Certificados de garantia
O tempo de guarda destes documentos, deve ser o mesmo das notas fiscais.

Com as leis 12007/2009 (Federal) e 13552/2009, a vida do consumidor foi facilitada, principalmente quanto as concessionárias de serviços que passaram a ser obrigadas a emitir um recibo anual e único, que substitui os 12 últimos.
Espero que o artigo acima, seja útil em sua vida!

As notícias e dicas sobre finanças pessoais contidas nesse blog, são fruto das pesquisas e vivências de Jr Portare, palestrante de finanças, motivação, vendas e qualidade de vida e tem o objetivo de esclarecer acerca do bom uso do dinheiro e da construção de riqueza para pessoas e empresas.

Portare é palestrante, professor de cursos de pós-graduação e empresário. Autor do best-seller “Dinheiro dá em Árvore”.

Quer Aprender A Negociar e Quitar Dívidas?

  • Heloise Mariane

    As dicas do primeiro artigo serviram muito para minha mãe que guardava uma pilha de contas pagas por anos.

    Obrigado e parabéns pela informação.
    Helô

  • Muito obrigado por suas palavras Heloise!
    Vamos fazer dinheiro 😉
    Abraços
    Jr Portare