Como Ter o Nome Limpo no Serasa e SPC

como-ter-o-nome-limpoTer o nome limpo na praça é algo extremamente importante, pois qualquer pequeno descuido pode nos colocar cadastrados no SPC ou Serasa. E isso significa que ao estarmos inseridos neste sistema, o acesso ao crédito fácil, por exemplo, se torna impossível.

Pensando nessa questão, separamos algumas dicas de como manter o nome limpo. Confira abaixo:

Dica #1 – Renegocie suas dívidas

Em muitos casos, o endividamento se inicia quando o consumidor deixa de pagar a parcela de uma compra, de um empréstimo ou prefere pagar somente o limite mínimo do cartão de crédito, conhecido como rotativo. Os juros praticados no rotativo do cartão de crédito podem chegar a 17% ao mês.

Isso significa que em aproximadamente cinco meses, você já pagou duas vezes o objeto que você comprou. Portanto, faça uma lista de todas as suas dívidas e das taxas de juros que são cobradas em cada uma delas, priorize o pagamento das mais caras, as que possuem taxas de juros mais altas; se possível, tome um empréstimo consignado ou em outra modalidade onde os juros forem mais baixos e quite todas as outras dívidas.

Saiba que o gerente do banco ou da loja na qual você esta devendo, terá um grande interesse de rever o valor devido e, com isso, ele poderá te dar um abatimento dos juros (desconto) mediante quitação da dívida.

Dica #2 – Planeje suas contas

Comprar é muito gostoso e, na maioria das vezes, não temos o hábito de planejar as nossas compras. Vamos comprando por impulso e poucos dias depois, nos arrependemos de boa parte dos nossos gastos. E o que é pior, ficamos com uma pilha de boletos e contas para pagar.

Para evitar esse tipo de situação, faça uma lista antes de sair de casa, se pergunte várias vezes se aquele item que você quer comprar é tão necessário para você. Anote em um caderno ou em uma planilha sua lista de desejos e o valor de cada item. Saiba que seu cartão de crédito não é mágico, estabeleça o limite que você poderá gastar em cada compra.

Dica #3 – Poupe para emergências

Uma situação também muito comum entre os endividados é a pessoa estar com a vida financeira em ordem e, de repente, surge um imprevisto descontrolando absolutamente tudo. Para evitar isso é sempre importante criar uma reserva de emergência. Os especialistas indicam algo em torno de 3 a 6 salários.

A questão principal é que devemos mudar alguns hábitos e começar a poupar, mesmo que sejam dez reais por mês e depois ir aumentando os aportes, pois um dia você atingirá seu objetivo e com certeza terá uma satisfação enorme em ver seu nome limpo novamente.

Lembre-se que seu objetivo inicial é ter seu nome limpo junto ao SPC e, uma vez conquistado, vale manter esses hábitos para melhorar ainda mais sua vida financeira.

O que você achou dessa matéria? Acha que ela pode solucionar alguns problemas sobre essa questão?

Não deixe de comentar, compartilhar e mostrar para aqueles que estão interessados sobre esse assunto.

Possui Dívidas Bancárias? Aprenda Como Quitá-las. Baixe E-book Grátis