Dívidas: O Mal Do Século XXI

dividasCom a economia em crise não apenas no Brasil, mas também em diversos outros países, as dívidas são o que pode ser chamado como o verdadeiro mal do século XXI. Recorrente em grande parte da sociedade, quando se entra em uma é difícil de sair.

Por isso, veja a seguir algumas dicas de como podemos evitá-las.

1ª dica (Execute um controle financeiro)

Você já deve ter percebido que o controle financeiro é primordial para iniciar qualquer análise e saber onde cortar ou até mesmo se poderá cortar algo em suas despesas mensais. Se você ainda não faz o seu controle financeiro, comece a fazê-lo o quanto antes.

Esse procedimento poderá até incomodá-lo durante um primeiro momento, contudo, ele também é muito importante. 

Escrevi um artigo sobre Finanças Pessoais e  educação financeira no post contido nesse link. Dê uma olhada nele. É muito rico em informações para você colocar em prática, já!

2ª dica (Análise de orçamento)

Depois de realizar este controle financeiro, irá analisar onde poderá cortar gastos necessários. Pense, por exemplo, que se deixar de tomar um cafezinho todos os dias na rua pela manhã e passar a tomá-lo em casa estará economizando mais.

Imagine um cafezinho diário de R$ 5,00. No final do ano sua despesa será de aproximadamente R$ 1.200,00. Se reduzir esta despesa pela metade já poderá pensar em aplicar esta quantia economizada.

Ao analisar bem suas contas verá que poderá cortar de 20% a 30% nos gastos somente mudando um plano de TV a cabo ou algum outro serviço por algo mais simples.

3ª dica (Lazer ao lar livre)

Infelizmente, se desejar mesmo neste período economizar e começar a montar sua reserva financeira terão que existir algumas mudanças de hábitos e, dentre elas, a questão de substituir passeios em shoppings por atividades ao ar livre. Isso se deve pelo motivo que no shopping é bem provável que realize muitos gastos por impulso.

Substitua também os almoços e jantares na rua por alternativas mais econômicas, como comer em casa. Muitos educadores financeiros apontam sempre que os pequenos gastos diários são também grandes vilões, pois muitos não costumam dar importância alguma.

4ª dica (Compras feitas na medida)

Neste atual período, até organizar melhor suas contas para começar a montar sua reserva financeira, evite compras desnecessárias como, por exemplo, roupas para estar seguindo a moda. Faça combinações com as roupas que tem. Se mesmo assim for necessário, peça descontos e tente comprar à vista ou até mesmo pesquise preços pela internet.

No que se refere às compras de supermercado, para obter uma boa economia precisamos dar preferência sempre aos produtos mais naturais, pois os congelados são normalmente mais caros.

Essa despesa com congelados pesa bastante em uma família grande, além de poder gerar problemas futuros de saúde pela facilidade do alimento já estar pronto.

Conclusão

Seguindo algumas dessas regras, certamente o seu orçamento se encaixará de maneira perfeita à sua receita. Com isso, as dívidas, que são consideradas o grande mal do século XXI, passarão longe da sua vida.

O que você achou dessa matéria? Acha que ela pode solucionar alguns problemas sobre essa questão? A propósito, trago um pouco mais de dicas sobre dívidasneste texto.

Não deixe de comentar, compartilhar e mostrar para aqueles que estão interessados sobre esse assunto.

Um abraço bem grandão e muito + $ucesso.  😀 

Você Tem Dívidas Com Bancos? Aprenda a Negociar. Baixe E-book Grátis