FGTS. Como Sacar o Fundo de Garantia das Contas Inativas

Como sacar o saldo do FGTS retido é a pergunta do ano. Talvez da década. O Governo Federal acaba de anunciar a liberação do saque do Fundo de Garantia de contas inativas.

Saiba agora, se você é um dos 30 milhões de brasileiros que irão poder sacar o FGTS.

 

Quem Pode Sacar o FGTS

Os trabalhadores rurais ou urbanos regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que tiveram seus contratos de trabalho rescindidos por justa causa ou então pediram demissão até 31/12/2015, são os beneficiados.

Eles poderão ter direito ao saque das contas inativas de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) de acordo com a medida provisória – MP 763/16.

 

O Que São Contas Inativas do FGTS

Vale ressaltar que são consideradas contas inativas aquelas que não tiveram nenhum tipo de movimentação de depósito há mais de três anos.

No entanto, pessoas que trabalharam num caráter eventual ou mesmo provisório, autônomos, servidores públicos civis e militares, sendo esses regidos por leis próprias, não têm o direito ao saque.

 

Como Consultar o Saldo do FGTS

Para consultar o seu saldo do FGTS da conta inativa você tem algumas opções:

  1. Vá Até a Caixa Econômica Federal (não recomendado)

Você deve dirigir-se ao balcão de atendimento das agências da caixa Econômica Federal e solicitar a consulta utilizando o Cartão Cidadão ou mesmo levando sua carteira profissional (leve todas, caso tenha mais de uma).

Se tiver a senha do Cartão Cidadão pode realizar a consulta num dos terminais de autoatendimento.

  1. Consulte o Saldo Pelo Site da Caixa (recomendado)

Acesse o Caixa de posse do número do seu NIS (PIS/PASEP) que deve estar na sua carteira de trabalho. Durante o processo será necessário cadastrar uma senha feita pelo próprio trabalhador.

Caso você tenha a Senha Cidadão, a mesma poderá ser utilizada.

Lembrando que não há limite para o valor do saque, podendo dessa forma, retirar todo o saldo desde que a data de desligamento da empresa seja a mencionada no início desse artigo.

  1. Consulte o Saldo do Seu FGTS Através do APP da Caixa (também recomendado)

Há ainda a possibilidade de consultar o saldo das contas inativas pelo aplicativo do FGTS direto do seu smartphone. Você pode baixar o aplicativo tanto pela loja da Apple (Iphones) quanto pela loja do Android, a Play Store.

 

Saiba Quando Você Poderá Sacar Seu FGTS de Contas Inativas

Veja no quadro abaixo quando estará disponível o pagamento do saldo das contas inativas do FGTS.

 

Como sacar o FGTS

Origem: G1


E agora, Como Sacar Seu FGTS?

Se você tem o direito ao saque, o próximo passo é saber onde sacar e para isso acesse o site www.caixa.gov.br/contasinativas e nele verifique qual a data e o local mais próximo.

Você pode ainda ligar no número 0800 726 2017 para tal informação.

 

Onde Receber Seu FGTS Inativo

Você pode receber sacar o saldo do seu FGTS em lugares diferentes porém vale lembrar que se você tem conta corrente ou poupança na Caixa, você deve sem sombra de dúvidas optar pela transferência e não pelo saque, por razões óbvias. Vamos aos locais:

           

Transferência na Conta dos Correntistas da Caixa

Crédito em conta corrente da Caixa Econômica Federal: sendo você correntista é só autorizar o crédito na sua conta corrente pelo Site:  http://caixa.gov.br/contasinativas

 

Terminais de Autoatendimento

Nos Terminais de autoatendimento e lotéricas sempre utilizando o Cartão Cidadão e senha para valores até R$ 3.000,00.

 

Nas Agências da Caixa

Essa opção é recomendada principalmente se você não for correntista da Caixa Econômica Federal e possuir saldo superior a R$ 3.000,00.

 

O FGTS para pagar dívidas

Faz algum tempo escrevi sobre um outro projeto de lei do Governo Brasileiro que era sobre liberar uma parte do Fundo de Garantia dos Trabalhadores (FGTS) para pagar dívidas

Porém agora com a liberação de apenas as contas inativas, deve demorar um pouco mais para autorizarem o saque das contas ativas, para pagamento de dívidas.

Enquanto isso não acontece, você tem uma chance incrível de quitar muitas ou todas as suas dívidas, se for o seu caso, claro. E para isso, gostaria que conhecesse o Projeto Dívida Zero, que é o único Curso no país, que irá te ensinar como negociar e quitar suas dívidas, com descontos de até 97-98%.

Comente com a gente sobre suas expectativas para o saque destes valores! se você tem direito a receber. Etc.

E se conhece alguém que precisa dessa informação, compartilhe esse artigo 🙂

Quer aprender a pagar dívidas? olha o que esse vídeo tem a dizer…

Ajude as pessoas de quem você gosta.

Aguardo ansiosamente por seus comentários mais abaixo desta página.

 

Fonte: www.caixa.org.br

 

Possui Dívidas Bancárias? Aprenda Como Quitá-las. Baixe E-book Grátis