Como Guardar Dinheiro Com Truque Japonês

O truque japonês de economia de dinheiro pode te ajudar a ficar rico. É simples, e sem sacrifícios. Veja como seguir o método:

Sabemos que o Japão é um dos países mais ricos do mundo. Um dos motivos disso é que lá, crianças são ensinadas a poupar dinheiro desde pequenas. Conforme crescem, a quantia de dinheiro que economizam aumenta. E é assim que se tornam adultos conscientes e que têm uma boa relação com o dinheiro.

Maneki Nego, gato da sorte ou gato da fortuna.

O Que é O Truque Japonês?

O método consiste, basicamente em dois passos simples: separar e depositar. O verdadeiro desafio está na constância. Se você começa a seguir esses passos, não deve parar.

A ideia é que todas as noites você tire um pouco de dinheiro de sua bolsa ou carteira, seja qual for a quantia, e guarde em um local da casa. Não precisa ser escondido a ponto de te fazer esquecer onde está o dinheiro, mas é bom que não seja muito visível.

Faça isso durante toda a semana, para que que no domingo você possa envelopar esse dinheiro e depositá-lo na segunda-feira. Aconselhamos que você deposite esse dinheiro em uma caderneta de poupança, caso você tenha uma, e se não tiver, abra uma já! A maioria dos bancos não tem valor mínimo de depósito para cadernetas de poupança, então não se preocupe.

A cada três meses, retire seu dinheiro da caderneta de poupança e o transfira para uma aplicação mais lucrativa. Observe que a cada ano que se passar, você terá mais dinheiro, o que você não conseguiria se não iniciasse esse processo.

Por Que Guardar Dinheiro?

Pense em seu dinheiro como meio para conquistar algo relevante, e não como algo que deve ser gasto assim que recebido. Isso já é um ótimo incentivo, principalmente se você tem um objetivo maior. A ideia de fazer uma viagem, comprar um carro ou adquirir a casa própria te motiva a querer economizar mais.

Kakeibo

“Kakeibo” ou “Kakebo” é um outro método japonês para economia de dinheiro. A palavra define “livro de contas domésticas”, e explica bem esse método, que exige apenas um caderno, uma caneta e muita perseverança.

Nesse método, você deve registrar sua despesas diárias ou semanais em categorias. Por exemplo: sua renda, despesas essenciais, lazer e outras. Você pode estabelecer quantas categorias quiser, pois no fim, o principal é tentar diminuir os gastos com essas categorias.

A filosofia por trás do método é colocar ênfase em coisas que não podem ser dispensadas e aprender a se livrar daquelas que podem. Portanto, se estiver pensando em aderir a esse estilo de vida, faça sempre as seguintes perguntas a você mesmo: “quanto dinheiro guardei?”, “quanto dinheiro gostaria de guardar?”, ‘quanto eu realmente tenho gastado?” e “o que posso mudar no próximo mês para melhorar?”.

Brasileiros e o Dinheiro

Todos nós conhecemos alguém que encontra dez reais na carteira e já busca um destino para esse dinheiro. Assim são os brasileiros, e por isso, a maioria de nós está quase sempre preso em dívidas. E se você for essa pessoa que está sempre gastando tudo o que tem, sugerimos que mude seus hábitos. Principalmente se você tem alguma meta relacionada a aquisições.

O brasileiro, num geral, não tem pena de gastar. Os setores de moda, calçados e beleza são os que mais comprovam esse fato. E apesar de serem os mais procurados, ainda há os setores de viagens, casas, carros, eletroeletrônicos, alimentação e as contas. Ou seja, são muitas opções de compra e gastos para um salário que provavelmente não suporta tudo. E então, como as pessoas sempre exageram, acabam se afundando nas dívidas.

Como você acha que seria sua vida se você realmente tentasse economizar? Bem melhor, certo? E, mesmo que não pareça, é muito fácil. Os truques japoneses mencionados nesse post são bons exemplos de formas de economizar dinheiro. Pequenas coisas que você muda na sua rotina financeira podem te trazer grandes resultados no futuro.

Abandone Certos Gastos

Uma outra forma simples, mas desafiadora de economizar dinheiro é abandonando certas despesas. Provavelmente, a maioria dos seus gastos é com compras supérfluas, e cortar algumas delas já é uma bela economia. Você com certeza não precisa comprar várias peças de roupas no mês, mas ainda assim, talvez o faça. Mas, e se você parasse? Imagina o quanto você não salvaria na conta no final do mês.

Vida Frugal

Aqui no site temos um artigo que explica bem o que é a vida frugal, mas resumindo, consiste em basicamente, viver de forma mais simples. É um estilo de vida onde você se organiza mais para viver melhor.  A vida frugal te incentiva a gastar de forma mais inteligente, poupando dinheiro com aquilo que você pode conseguir de outras formas. E é uma ótima pedida para você que quer alguma sobra do seu salário no fim do mês.

Mencionamos aqui, além do truque japonês, algumas outras formas de economizar dinheiro, e se quiser saber ainda mais, confira o site Mais dinheiro. Mais vida!, onde temos muitos outros artigos sobre o assunto.

 

Aprenda a Negociar e Quitar Dívidas Com Bancos. E-book Grátis.