Como Limpar Um Nome Sujo

limpar-nome-sujo
Sabe com limpar o nome sujo?

Para se ter uma ideia, em comparação com o mês de agosto de 2015, o mesmo período desse ano –o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) – apresentou aceleração no número de pessoas com contas em atraso.

Com isso, o número de pessoas com registros nos cadastros de inadimplentes se elevou para quase 5%. Saber como limpar o nome sujo é a maior preocupação de parcelas de endividados brasileiros.

Milhares de pessoas se encontram com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) negativo em função de descontroles econômicos. Em todo o país, estima-se que quase 60 milhões de indivíduos se encontrem em situações de inadimplentes. Esse cenário coincide fatalmente com os indicadores macroeconômicos, tais como:

  • Inflação
  • Renda
  • Emprego

Grupos, por idade, com nome sujo

O grupo que mais foi atingido em decorrência da falta de pagamento é o pessoal acima dos 60 anos de idade, pois o aumento foi o maior em comparação com o grupo de 36 a 40 anos de idade.

Para o primeiro grupo (60 anos ou mais) a Serasa Experian observa que o motivo para que esses se encontrem com os nomes sujos está no crescimento do volume de crédito consignado que receberam entre um ano e outro.

Dicas de como evitar o nome sujo

O planejamento é importante para evitar situações que possam comprometer o próprio nome. Por isso, passos importantes devem ser dados com a finalidade de proporcionar uma vida melhor e mais tranquila. Saiba como:

1 # Não veja o INSS como uma solução

O INSS nos dias atuais de crises deve ser visto não como uma solução, mas sim como uma opção. Quem se apoia totalmente nessa renda para viver, automaticamente prejudica a tranquilidade e a própria aposentadoria.

2 # Prevena-se para o futuro

Apoiando-se nos dados do Indicador de Educação Financeira (IndEF), menos de 40% dos jovens entre 16 e 24 anos realizam algum tipo de contribuição para se aposentar.

Porém, é importante que os jovens, em especial, poupem no mínimo 10% do que ganham. Em momentos mais favoráveis o ideal é que se chegue a 20%.

Formas de limpar o nome

Há situações em que mesmo com as dicas a inadimplência se torna inevitável, não é mesmo? Caso algo do tipo tenha acontecido com alguém que você conheça, para tais problemas existem soluções:

1 # Acordo parcelado

O parcelamento da dívida, cujo montante se torna inviável para o endividado, é um método que ajuda a liquidar o saldo devedor. Para tanto, um acordo deve ser firmado entre as partes a fim de que seja oficializado as novas datas de pagamentos com as quantidades de parcelas a ser pagas.

2 # Expiração de cinco anos

Por meio do Novo Código Civil, depois de terminado o prazo de 5 anos não será mais possível realizar cobranças, por parte do credor, que não tenha recebido o dividendo.

Desse modo, haverá prescrição da dívida. Ou seja, o nome da pessoa não poderá mais constar no cadastro restritivo, como SPC e SERASA.

Conclusão – revisando as dicas

Limpar o nome é um sonho de mais de 50 milhões de brasileiros (agosto de 2016, segundo associação comercial do Estado de SP) e o objetivo deste artigo é te dar ideias para isso.

Vamos resumir o artigo lembrando de todas as dicas?

  1. O grupo mais atingido pela negativação (nome sujo) é o das pessoas de mais de 60 anos. É possível que parte desse grupo sequer seja o responsável pela dívida. por isso, não empreste seu nome, nem para parentes.
  2. Previna-se para o futuro. Não importa sua idade, comece a guardar alguma coisa para o futuro.
  3. Forma de limpar o nome: tente acordos parcelados. Você vai perceber que todos os credores querem receber. Se você propuser algo razoável, mesmo que seja um valor inferior ao de sua dívida original, eles com certeza, irão topar.
  4. Dívidas expiram. Se os credores não toparem um acordo e você não quiser ou não puder pagar o valor integral da dívida, lembre-se que em 5 anos, vence o prazo legal para elas caducarem.

Nesse artigo, ensino passo a passo como efetuar uma consulta gratuita no Serasa sobre o seu nome.

Agora é a sua vez de dividir com todos os leitores do nosso blog, alguma experiência que tenha tido ao tentar limpar o nome. Comente, curta e compartilhe!

Um abraço grandão e muito + $ucesso para você 😀 

 

 

Possui Dívidas Bancárias? Aprenda Como Quitá-las. Baixe E-book Grátis

  • Gustavo Woltmann

    Muitas empresas facilitam o pagamento de dívidas, até oferecendo desconto ou parcelamento. Pouco a pouco, é possível pagar todos os débitos.