O Que Acontece Se Eu Não Pagar Minhas Dívidas?

O que acontece se eu não pagar minhas dívidas? Eis aqui um fantasma na vida de muita gente. Muita gente mesmo. Mas, você sabia que as dívidas podem simplesmente não serem pagas se você não quiser pagar?

Isso mesmo que você está lendo. Mas, entenda como tudo isso funciona…

Umas das premissas a respeito das dívidas é essa: você não é obrigado a pagar se não quiser ou não puder, mas claro, isso tem consequências. Porém legalmente, você tem o direito de não pagar.

O direito de não pagar pode ser exercido por você sem que sofra consequências mais sérias, como a prisão civil por exemplo.

Apenas leve em consideração que a falta de pagamento de pensão alimentícia pode sim levar o devedor à prisão. Esta é a exceção que pode levar o devedor à cadeia.

Mas, o que pode acontecer se você decidir não pagar suas dívidas?

Não muita coisa do ponto de vista legal.

Embora não pagar as dívidas seja uma possibilidade legal, vamos entender o que pode acontecer se o devedor decidir não pagá-las e ao final, vamos ponderar se vale a pena ou não, deixar de pagar as dívidas.

Se Não Pagar Suas Dívidas: Você Receberá Incontáveis Ligações de Cobrança

Embora essa não seja a primeira coisa que te acontece quando você para de pagar suas contas, mas é uma das partes mais desgastantes das dívidas e por isso merece destaque.

Os cobradores simplesmente não dão trégua. Eles ligam na sua casa, no seu trabalho, no seu vizinho, durante a noite, nos finais de semana. A sua vida vira um inferno.

E não adianta bloquear os números de telefones deles ou deixar de atender ligações de números estranhos, eles te acham. Acham até o seu e-mail.

:: BAIXE GRÁTIS O E-BOOK SOBRE COMO NEGOCIAR E QUITAR DÍVIDAS: http://bit.ly/Livro-Dividas

Se Não Pagar Suas Dívidas: Seu Nome Estará Sujo

Essa é a primeira consequência ao tornar-se inadimplente. Na maioria dos casos, seu nome irá parar no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e também no Serasa e isso negativa o seu nome.

Essa negativação por lei, só pode durar 5 anos. Não mais que isso. Apenas saiba que a dívida não poderá mais ser cobrada legalmente nem seu nome poderá se manter negativado.

Porém a dívida continuará existindo no seu credor e você será sempre cobrado de tempos em tempo e não terá mais crédito neste credor e outros coligados.

Não Pagar As Dívidas Elimina Seu Crédito Na Praça

Essa é uma das consequências imediatas de ter o nome negativado conforme mencionamos no item anterior. Você de cara, passa a não ter mais crédito em praticamente todos os estabelecimentos comerciais e bancários.

Não Pagar Suas Dívidas Causa Perda do Talão de Cheques

O seu banco seguramente lhe impedirá de obter novos talões de cheques por conta da sua negativação. Apesar de não ser mais tão popular, muita gente ainda utiliza cheques.

Dívidas Não Pagar Significam A Perda Do Limite de Cheque Especial

Salvo exceções, a maioria dos bancos lhe restringirá a renovação do limite do cheque especial e isso pode te fazer falta (ou não).

Não Pagar As Dívidas Pode Gerar Ação Judicial de Cobrança

Conforme seja o valor da dívida ou das dívidas conforme o seu caso, você pode vir a sofrer uma cobrança judicial.

E caso perca a ação ou não consiga um acordo, pode chegar a perder algum bem como um carro, uma moto, um terreno, etc.

Porém, esses são casos extremos e de acordo com a experiência dos nossos alunos do Projeto Dívida Zero, até o momento não temos casos de ações de cobrança de dívidas na justiça.

A imensa maioria das cobranças é feita de maneira administrativa.

Particularmente, já fui um endividado compulsivo no passado. Já chequei a dever quase R$ 200.000,00 e nunca sofri uma ação de cobrança.

Não Pagar As Dívidas Fará Seu Score Despencar

Essa também é uma das lamentáveis consequências de não pagar as dívidas. Seu Score, que é uma espécie de placar de crédito por assim dizer, cai absurdamente.

Essa queda do Score, também ajuda a derrubar ainda mais fundo o seu credito na praça.

Espero que este texto seja útil para sua vida ou para a vida de alguém que você conhece e se for esse o caso, por favor, compartilhe este texto com o máximo de pessoas que precisem de esclarecimentos sobre as famigeradas dívidas.

Um abraço em você e muito + $ucesso.

Professor Portare

Aprenda a Negociar e Quitar Dívidas Com Bancos. E-book Grátis.