Planilha Para Acabar Com Suas Dívidas

Se você deseja sair do vermelho, viver sem dívidas e preocupações com pagamentos atrasados, uma planilha com planos de reembolso de dívidas é perfeita para você. Continue lendo o artigo e aprenda como fazer uma.

Aprenda nesse artigo como fazer uma planilha de reembolso de dívidas. Pronto para acabar com sua dívida? Usando essa planilha, você recebe uma ajuda em relação a dívida que você tem e consegue mapear o seu plano para pagar tudo o que deve.

Como Usar a Planilha

1- Faça Anotações das Dívidas

Anote todas as suas dívidas. Não se esqueça de incluir todos os detalhes importantes. Como, por exemplo, saldos atuais, taxas de juros, contas mensais, pagamentos atrasados. Basicamente, tudo que você deve.

2- Pagamentos Mínimos

Adicione todos os seus pagamentos mínimos. Então, volte ao seu orçamento frugal para entender quanto mais de dinheiro você pode economizar, e aplique-o nas dívidas Se você só pode pagar o pagamento mínimo, procure maneiras de aparar ainda mais seu orçamento e conseguir algum dinheiro extra. Se você não sabe o que é um orçamento frugal, leia nosso artigo para entender melhor.

3- Escolhendo a Dívida

Agora é o momento de escolher qual dívida será paga primeiro. Pode ser a que tem a maior taxa de juros, a com menor equilíbrio, ou simplesmente a que pesa mais na sua consciência. A escolha é sua, até porque, o importante é que uma de suas dívidas seja escolhida.

4- Adicionando o Dinheiro

Se você tiver conseguido salvar algum dinheiro extra em seu orçamento, deve destiná-lo para o reembolso da dívida ou para o pagamento mínimo da dívida que você escolheu para pagar primeiro, não se esqueça de anotar este feito em sua nova “linha de pagamento mensal”.

5- Faça o Pagamento Mínimo

Faça o pagamento mínimo do de suas dívidas, até você pagar completamente a primeira dívida. Então, escolha a dívida que você quer pagar a seguir e calcule um pagamento mensal novo para a mesma. Este deve incluir todo o dinheiro que você aplicou à primeira dívida, mais a exigência de pagamento mínimo para a segunda dívida.

6- Enfrente as Dívidas

Continue a enfrentar as suas dívidas, até que seja tudo pago. Se apegue a sua planilha de reembolso de dívidas como um lembrete de todo o seu trabalho duro economizando cada centavo (ímãs de geladeira são úteis para lembretes como estes).

Ideias Para Criar Planilhas

Você pode criar uma planilha online ou escrita. Lembre-se de dividir a parte de ganhos, a de dívidas e a de gastos. Fazendo isso, sua planilha será bem planejada, portanto vai te ajudar a mantê-la mais organizada e compreensível para você. Você pode fazer algo como o exemplo abaixo:

Ganho Mensal → X reais


Gastos Mensais → X reais


Dívidas Pendentes → X reais


Cortes de Gasto → X cortes

Fazer uma planilha para ter noção de seus gastos é um ato sempre recomendado pelo palestrante de educação financeira Junior Portare, que diz que fazê-lo é como renegociar sua dívida, já que você começará pagando o valor mínimo e depois economizará para pagá-la por completo. É como se não fosse uma dívida tão grande como é, e você sofre menos para pagá-la.

Leia mais artigos relacionados a educação financeira e economia de dinheiro no site Mais Dinheiro. Mais Vida!

Fonte: The Balance

 

Aprenda a Negociar e Quitar Dívidas Com Bancos. E-book Grátis.